Missão 30 anos Obra de Maria – Recife/PE


30 anos de Obras de Maria e os Missionários da África, qual relação?
Tudo começou na paróquia de Sussundenga, Moçambique, na África, quando eu estava no segundo ano de estágio apostólico. Conheci três pessoas maravilhosas: Frei Hanz e Nelson, fundadores da Fazenda da Esperança, e o Gilberto, fundador da Comunidade Obras de Maria.
Esse encontro marcou meu estágio porque eles apoiaram uma atividade com os jovens da nossa paroquia. Estávamos precisando de fundos e de orações. As palavras de Gilberto foram: “confiem a Deus o projeto e ele vos dará o necessário”. Conseguimos realizar nossa atividade e ainda ficamos com fundos para outras mais. Isso foi no ano 2008.
Onze anos depois recebi o convite para participar dos 30 anos da comunidade “Obras de Maria”. Foi com grande alegria que decidi participar junto com leigos e leigas amigos dos missionários da África. Durante o evento, que durou 5 dias, conseguimos falar com muitas pessoas de nosso carisma missionário, levando posta a camisa dos missionários da África no Brasil com a imagem de Nossa Senhora da África. As pessoas que olhavam não a conheciam.
Foi uma oportunidade para falar dela e da atenção particular que nosso fundador colocou, desde o início, confiando-nos a sua proteção.
Foi maravilhoso ver como Obras de Maria tem se espalhado no mundo inteiro, especialmente na África. Em alguns países partilhamos a missão evangelizadora da Igreja, cada um respeitando e apoiando a missão do outro. Isso é ser missionário; isso é ser Igreja.
Continuemos orando uns pelos outros para que Deus ilumine a missão de Obras de Maria e a nossa missão na África e no mundo africano.

 

 

Pe Francisco Javier Ambrósio Vargas, Mafr

Testemunho dos participantes da missão:

Viagem para comemorar os 30 anos da Comunidade Católica Obra de Maria em São Lourenço da Mata – Pernambuco. Com o tema: “Eis que faço nova todas as coisas”, Ap. 21,5-6 a comunidade Obra de Maria deu início à comemoração pelos seus 30 anos de existência e nesta ocasião os Missionários da África foram convidados a participar deste grande evento que aconteceu na Arena Pernambuco, um estádio de futebol, cuja capacidade é de aproximadamente 46mil lugares. O Pe Francisco Javier Ambrósio, M.Afr levou com ele mais 4 convidados, leigos e leigas/amigos dos missionários da África para acompanhá-lo nesta missão. Saímos no dia 13/01/2020. Foram muitos momentos de reflexões e testemunhos dados nas apresentações das atrações do evento. Tivemos também um encontro com o Pe Timothée Bationo, M.Afr do Moçambique, ele especialista em acompanhamento familiar, e na “roda de conversa” que tivemos falou sobre os valores da família e o quanto é importante ter um momento para conversar entre os familiares, falar sobre as virtudes de cada um, ele pediu que: “não fale os defeitos, apenas as virtudes, pois falar de defeitos estraga o encontro”, falou também sobre sempre ser otimista, nunca ser pessimista. O ponto mais curioso da conversa foi quando o Pe Timothée me perguntou se eu iria para a África e respondi que “…talvez…” e ele respondeu prontamente: “talvez quer dizer mais ou menos, temos que ser otimistas sempre, ou vai ou não vai, pois talvez e mais ou menos equivale a uma negativa”. Daí comparou ao “jogo de sinais” na matemática, onde (+)+(-) = (-), achei muito interessante a comparação.

Rezemos juntos para que essas obras evangelizadoras continuem levando cada vez mais pessoas ao encontro do Cristo Ressuscitado.

Noldenval Santana

“Puder sair da rotina, ter um momento de partilha, conhecer lugares e culturas diferentes ao lado de pessoas maravilhosas que Deus colocou na minha vida, como uma família. Tive uma experiência nova quando estávamos na Obra de Maria, uma boa acolhida, uma paz interior e pude me conectar mais com o Senhor.”

Mayara Evangelista

“Saímos com destino a Obra de Maria em Pernambuco, comigo estava meu marido Noldenval, Padre Francisco, Rosângela e Mayara. Vivi a experiência de sentir e me conectar com Deus através da natureza em cada lugar que passamos durante o percurso da viagem, chegando ao destino final, lugar belíssimo, encontramos o padre Timóteo e numa conversa que tivemos me ensinou muito sobre a família e o como ter sabedoria para conduzir meu casamento, mostrou os pilares fundamentais para ter um bom convívio conjugal. Participamos da festa de 30 anos da Obra de Maria, que está fazendo um trabalho maravilhoso de evangelização e de missão pelo mundo a fora. O evento aconteceu na Arena Pernambuco e teve várias atrações de cantores católicos, missa com padres e bispos de todo o mundo, orações, testemunhos e muita emoção. Valeu a pena ter ido pois me proporcionou experiência, sentimentos novos e amadurecimento me mostrou que nem sempre as coisas acontecem como planejamos ou como queremos mais sim como Deus planeja, pois Ele sabe o que é melhor para nós, peço que continue a nos conduzir a outras experiências como essa na vida e caminhada.”

Eliane Oliveira

“Conhecer lugares e pessoas diferentes, culturas, experiência prazerosa, esquecer coisas ruins, tristezas, contribuir para o bem estar mental, em pouco tempo conheci pessoas incríveis, fiz novas amizades, encontrei na Obra de Maria, lugar de acolhida, partilha, motivação, oração e muita fé. Foi uma grande partilha que fiz junto com pessoas tão queridas.”


Rosângela Evangelista

Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *