A Arte


Quênia: Em Mombasa, um artesanato um tanto insano para turistas e para exportação. Para satisfazer completamente as necessidades estrangeiras (ninguém aqui precisa de um cortador de papel ou de um estante de livros!). Esses apanhadores fazem quase a série de "Tourist-Kitch" e "Airport-art". Mistura de estilos ... madeira barata e colorida ..

China: xícaras "cloisonné" feitas em uma cooperativa de Pequim - esmaltada em bronze, cujos motivos são separados por partições de nichos no trabalho que retém a matéria vitrificada. O nível relativamente baixo de salários na China ainda permite a produção de objetos que exigem muito tempo e cuidado, sem que seu preço se torne exorbitante nos mercados ocidentais. Arte artesanal por excelência.

Assento de madeira de iroko sólido, esculpido na tradição real de Albomey. Em relevo e com destaque, a pantera, emblema da dinastia e do calau, símbolo da fertilidade e destruidora de animais nocivos, garantia de perpetuidade vital. Obra de Donvidé, escultores das aldeias de Banamé.

Detalhe de uma estátua da Virgem no mosteiro de Kokoubou - Benin. Belo exemplo de meditação, contemplação, comunhão com a vida. "... e sua mãe guardou todas essas lembranças em seu coração." = Lc. 2.51 Ébano. Foto em tamanho natural.

Marian Corner na Igreja de Serima - Zimbábue. A estilização extensa enfatiza o significado espiritual. As figuras angélicas da base representam os louvores das litanias: Rosa Mística, Rainha do Rosário, Tabernáculo Precioso, etc.

Ibadan - Nigéria. Painel da famosa porta da capela da universidade. Um dos exemplos mais conhecidos do estilo iorubá, ilustrando Lc 2, 49.

Comparação: África Oriental (direita) - África Ocidental (esquerda). Duas Madonas que celebram a mesma idéia: fertilidade, nova vida. Com o mesmo impulso, o corpo e a alma reunidos estão centrados na criança. À direita: a Virgem grávida: imagem que o cristão do Ocidente esqueceu desde a Idade Média. Observe as mãos que dão o salvador ao mundo. À esquerda: A Virgem Mãe apresentando o Menino Jesus: imagem que expressa o amor materno e a consciência da dimensão universal do evento.

Igreja de Toffo - Benin. Detalhe do altar-mor, obra do escultor Tijani Agona. Este altar é carregado por 8 figuras de patriarcas. O altar = Cristo = nova aliança de Deus com seu povo, é baseado nos gigantes do Antigo Testamento.

O casamento de Caná. Mural enorme na Catedral da Igreja Episcopal em Porto Príncipe. Um bom exemplo da pintura 'ingênua' encontrada em todo o Haiti, especialmente em ônibus e torneiras. (van-microônibus) Essa pintura ingênua, que não é tanto quanto se acredita, é sobretudo popular, cheia de alegria de viver.

Calvário realizado pelos artistas da Academia Mongon em Mua - Malawi.
Representação em movimento de João 19, 26-27. Observe a estilização de Cristo; o corpo não parece o espírito, celebração do mistério. Atitudes de intenso emotino em S. Jean e mãe Marie.

Banqueta Kamba. Segundo a tradição kamba, o chefe do clã tem seu banquinho. Este é esculpido de maneira expressiva e lembra um suicídio na família. O corpo foi descido de uma árvore pelos caracteres de cima e é objeto de consternação geral abaixo. Peça vigorosa e autêntica, o banco oferece um contraste nítido com os objetos estereotipados vendidos aos turistas.

previous arrow
next arrow
Slider