O Brasão

O Brasão

Elementos do Brasão e seus Significados

Flor-de-lis

Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luís VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.
A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. A palavra "lis" é de origem francesa e significa lírio ou íris. Também aqui usada em referência a São Tiago Maior.


 

"M" de Maria

Esta letra “M” coroada nada mais é que Maria Mãe de Deus sendo coroada e nesta coroa podemos notar a presença da flor de lis, mostrando a importância da mãe do Senhor, ela soberana, leal, honrosa e principalmente pura de corpo e alma.


 

JHS

JHS ou IHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens). O monograma IHS é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego, Ιησούς (em maiúsculas, ΙΗΣΟΥΣ). O “J” corresponde à pronúncia do “I” na antiguidade.


 

A Pomba e a Palavra

O Espírito Santo de Deus, que neste momento paira sobre as Sagradas Escrituras, trazendo esperança e luz. A Palavra que faz referências as três comunidades que compõe a Paróquia de São Tiago Maior.


 

Pés do Missionário

Os pés do missionário levando a Boa Nova ao Povo de Deus! As sandálias também nos fazem lembrar das usadas pelos franciscanos, nos remetendo à São Francisco de Assis.


 

A Rede de Pesca

A rede nos faz lembrar do chamado de Jesus quando viu Tiago e seu irmão João consertando as redes junto com seu pai Zebedeu.  Mt. 4, 21
Onde os fazem “Pescadores de homens”.


 

A Cruz

A Cruz que lembra martírio e novamente tem a flor de Lis apontando para os quatro cantos, indicando o envio de Jesus aos Apóstolos, Marcos 16,15 "...Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura."

A Cor:

Vermelha - cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e aqui nos lembra o martírio.


 

O Escudo

O Escudo é o elemento que atrás da Cruz, indica a proteção Divina vinda após o sacrifício do Cordeiro. O Espirito Santo Paráclito.

As cores:

Verde - é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde e juventude. 

Azul - está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Simboliza o céu (Divino) e o mar (Pescadores).


 

A Faixa

A Faixa com o Nome da Paróquia, está aí para mostrar a identidade “materna” das comunidades que constitui a Paróquia.


 

Considerações finais:

Este brasão, cuja soma dos elementos citados nos traz a certeza de uma Paróquia:

Soberana em seus domínios,
que honra Maria a mãe do Salvador,
leal ao seu Filho Jesus,
Missionária com seus novos discípulos de Cristo,
que ouve o chamado a “pescar” e levar o Evangelho à todos os povos,
disposta a dar sua vida pelo próximo.

contato através - paroquiasaotiagomaior@mafrbrasil.com.br