Elementos da espiritualidade mariana:

  1. cheia da presença de Deus: “Ave, cheia de graça, o Senhor e contigo” (Lucas1, 28)
  2. sensibilidade a presença de Deus: “Perturbou-se ela con estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação” (Lucas1, 29)
  3. dialogo com Deus (oração): “Maria perguntou ao anjo: como se fará isso, pois não conheço homem?” (Lucas1, 34)
  4. descobrir o projeto de Deus: “O Espirito Santo descera sobre ti, e a forca do Altíssimo te envolvera com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti sera chamado Filho de Deus” (Lucas1, 35)
  5. entrega – disponibilidade: “Então disse Maria: eis a serva do Senhor.  Faca-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas1, 38)
  6. visita as pessoas: ” Maria se levantou e foi as pressas as montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lucas1, 39-40)
  7. Maria transmite a presença de Deus e alegria: “Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espirito Santo” (Lucas1, 41)
  8.  engrandecer, exultar de alegria: “Maria disse: minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.” (Lucas1, 46-47)
  9. uma serva humilde: “olhou para sua pobre serva” (Lucas1, 48)
  10. simplicidade no cuidado e carinho: “deu a luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio” (Lucas2, 7)
  11. conservar e meditar as coisas de Deus no seu coração: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lucas2, 19) “sua mãe guardava todas as coisas no seu coração” (Lucas2, 51)
  12. fidelidade a lei do Senhor: “completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus… concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moises, levaram-no a Jerusalem para o apresentar ao Senhor conforme o que esta escrito na lei do Senhor” (Lucas 2, 21-24). “Seus pais iam todos os anos a Jerusalem para a festa da Páscoa.  Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalem, segundo o costume da festa.” (Lucas2, 41-42)
  13. admirar-se das coisas de Deus: “seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam” (Lucas 2, 33)
  14. com Maria, se cresce e se fortifica: “o menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele” (Lucas2, 40) “e Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas2, 52)
  15. ir a procura de Jesus com ansiedade: “sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste? eis que teu pai e eu andávamos a tua procura, cheios de aflição” (Lucas2, 48) “Tua mãe e teus irmãos estão la fora e desejam ver-te” (Lucas8, 20)