Jubileu de 150 anos

FELIZ NATAL, 31 Dezembro 2018


ECO DO BRASIL


SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DA ÁFRICA 150 ANOS


 

ACOLHIMENTO


"Alegra-te, cheia de graças, o Senhor está contigo" Que esta saudação do Arcanjo ressoe ainda mais profundamente em cada um de nós como expressão de amor, misericórdia, predileção e esperança inabalável no Emanuel que nos visita incessantemente. Feliz Natal!

Raphaël Muteba

 

QUATRO MISSIONÁRIOS BEATIFICADOS


Celebramos, no dia da Imaculada Conceição, a beatificação dos nossos confrades mártires. Assistimos ao evento com grande interesse na televisão pelo canal de KTO. Pensava-se que os mártires tivessem saído da história pela porta retaguarda. Mas hoje são reverenciados e alegremente acolhidos na história sagrada dos homens. Realmente o sangue dos mártires é semente dos Cristãos (Tertuliano). Que o sangue deles contribua para o advento de uma Igreja como sinal da esperança de Cristo entre os homens.

 

 

ASPIRANTE MISSIONÁRIO DA ÁFRICA


 

Foi com grande alegria que nós, no dia 13 de novembro de 2018, acolhemos por um período de três meses, em nossa casa da Federação, o aspirante João Pedro Gregório. Ele vem de Matão, uma pequena cidade de São Paulo. Depois de um tempo do acompanhamento e antes de vir para Salvador, o Padre Raphael Muteba visitou-o e foi hospedado na família dele. Teve um encontro com o pároco dele. Após esta visita, João Pedro Gregório foi convidado a vir passar alguns meses para conhecer a comunidade. No final desse período, se ele for aprovado, irá para o México para a primeira etapa (filosofia).

 

JUBILEU DOS MISSIONÁRIOS


 

Nesse domingo, 9 de dezembro de 2018, nós celebramos os 150 anos da fundação da Sociedade dos Missionários da África. Em nosso setor no Brasil, começamos há meses os preparativos para os festejos. Primeiramente, em nossas liturgias diárias, rezamos dando importância à missão que a Sociedade realiza desde a sua origem. A Missa de ação de graças ocorreu na nossa Paróquia de São Tiago Maior. Foi presidida por Dom Estevam, Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia. Todos os missionários estiveram presentes na Missa incluído o nosso confrade, Dom Francisco João Silota, Bispo Emérito de Chimoio. Vários amigos de diferentes paróquias também estiveram juntos conosco. Era uma liturgia orante e num ambiente decorado com flores requintadas, a condizer com a solenidade do dia.


 

A liturgia começou por volta das 9h30 da manhã e durou cerca de uma hora e 35 minutos. No final da Missa, o Padre Raphaël, Delegado Provincial, saudou e agradeceu a presença do Bispo Auxiliar, Dom Estevam. Estendeu os agradecimentos também aos fiéis e amigos que participaram da Missa. Em seguida, o Padre Raphaël convidou os participantes a continuar com a festa começando por uma exposição de pinturas africanas, relatando os momentos sagrados de Jesus Cristo. Depois, segundo o previsto seria uma refeição fraterna seguida de várias apresentações de grupos de jovens. No final, teria lugar a partilha do bolo e um kit composto por uma caneta e um porta-chave.

 


DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO

 

 

O nosso seminarista, Mathieu Hado Ouedraogo, fez a sua declaração de intenção, na qual manifestou o desejo de continuar a formação antes de se tornar Sacerdote Missionário. Foi o nosso confrade, Dom Francisco João Silota, Bispo Emérito de Chimoio, que presidiu à Eucaristia nesse dia da Imaculada Conceição em nossa paróquia de São Tiago Maior. Todos os confrades missionários e fiéis da paróquia estiveram presentes na cerimônia. Durante a homilia, o Padre Raphaël falou da figura de Maria, concebida na graça para tornar-se a casa que acolhe plenamente a Deus e aos homens.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *