ANO 2017

ESTUDOS E PESQUISAS PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E INTERCULTURAL


 

Diálogo Inter-religioso e Ecumênico

Reunião

07/08/2017  A equipe do Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África se encontra com Dom Zanoni, arcebispo de Feira de Santana, em Feira de Santana para preparar a grande palestra de Dom Zanoni sobre o Diálogo Inter-religioso na Universidade Católica de Salvador no dia 23/08.

16/08/2017  Reunião de trabalho semanal da equipe do Centro Cardeal Lavigerie para preparar a palestra de Dom Zanoni Castro sobre a conjuntura do diálogo inter-religioso na Igreja Católica. Dom Zanoni falará do estado atual da relação da Igreja Católica com as outras religiões, da Igreja Católica e as religiões afro-brasileiras e da teologia cristã das religiões. Nós, Missionários da África, desde a nossa origem no meio dos muçulmanos de Argélia, estamos empenhados a promover um diálogo sincero com os seguidores de outras religiões. No Brasil, contamos com a colaboração preciosa da Ir. Judite, da Congregação de Notre Dame de Sion, uma congregação empenhada no diálogo com o Judaísmo.

Conferência Internacional

03-07 de abril de 2017 O Pe. Serge participou de um encontro internacional teológico sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos. O encontro aconteceu na cidade de Beirute no Líbano. Os Missionários da África nasceram no meio dos muçulmanos da África do Norte e tem um compromisso especial com a promoção do diálogo entre cristãos e muçulmanos.

Conferência Nacional

12/04/2017 - Encontro de Oração e Reflexão em Respeito à Vida e Dignidade Humana.

08/11/2017  II Conferência Inter-religiosa Nostra Aetate sobre o tema: A mulher na história da salvação : salvação ou perdição? Perspectiva judeu-cristã e perspectiva afro-brasileira. Conferencistas em diálogo: Ir. Judite Mayer, religiosa católica e Sra. Sandra Maria Bispo, do terreiro de Ilê Oxumaré.

Palestras

01/09/2017 O Pe. Serge fala de intolerância religiosa aos alunos do Educandário Augusto Freitas, 6º e 9º ano . É preciso aprender nas escolas a respeitar e amar os outros.

Congressos/ Simpósios

23/08/2017 Palestra de Dom Zanoni sobre a conjuntura do Diálogo Inter-religioso na Igreja Católica. A palestra foi organizada pelo Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África.

27 e 28 de março de 2017 O Pe. Serge participou do Encontro dos Padres Ad Gentes en Carnaíba do Sertão sobre o SINE, Sistema INtegral de Evangelização. O SINE é um método de Evangelização. Leigos foram também convidados a participar do encontro. O encontro é uma iniciativa do Instituto Espanhol de Missões Estrangeiras (IEME).

Comemorações

27/09/2017 Está acontecendo na Universidade Católica a comemoração ecumênica dos 500 anos da Reforma Luterana organizada pelo Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África com a participação do Pe. Serge, diretor do Centro, o Presbítero Augusto Amorim da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, a Ir. Judite da Igreja Católica, o Pastor Nelson Kilp da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o Reverendo Bruno Almeida, da Igreja Anglicana, e a Srª. Bianca Seixas. O tema do nosso encontro foi: "Qual o impacto da Reforma de Lutero na sua Igreja?

31/07/2017 Comemoração Inter-religiosa do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas organizada pelo Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África. Contamos com a participação da Secretaria da Justiça, da Comissão pelos direitos Humanos, dos líderes religiosos católicos, muçulmanos, da Consciência de Hare Krishna.

Celebrações

26/07/2017 -  O Pe. Serge se encontrou com o Secretário de justiça, Direitos humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia para apresentar o projeto dos Missionários da África de Enfrentamento do tráfico de pessoas. Desde a sua criação os Missionários da África se empenham na luta contra qualquer tipo de escravidão. Na ocasião do Dia Mundial de luta conta o tráfico de pessoas (30 de julho) organizamos na 2a-feira, dia 31 de julho no Centro Arquidiocesano de Pastoral um encontro sobre o tema do tráfico de pessoas. Todos estão convidados.

Orações Ecumênicas

25/09/2017 Seguindo os passos de São Francisco de Assis, que durante as cruzadas em 1219 se encontro com o sultão muçulmano Al-Malik para fazer a paz, no espírito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em comemoração do aniversário de 500 anos da reforma protestante, e conforme o carisma dos Missionários da África de promover o dialogo entre seguidores de diversas religiões e a unidade dos cristãos, organizamos uma celebração ecumênica na comunidade de S. Francisco de Assis, da nossa quase paróquia de S. Tiago Maior, com a participação da Igreja Adventista e da Igreja Batista. O tema da semana de oração pela unidade dos cristãos este ano 2017 é "Reconciliação É o amor de Cristo que nos impele" (cf. 2 Coríntios 5,14-20).

Programas Rádio/TV

27/07/2017: Márcia Mendonça entrevista o Pe. Serge no programa Voz da mulheres da Rádio Excelsior da Bahia sobre o tráfico de pessoas e o encontro de 2a-feira, 31 de julho organizado pelos Missionários da África sobre o tráfico de pessoas.

CENTRO CARDEAL LAVIGERIE
Estudos e Pesquisas para o Diálogo Interreligioso e Intercultural
Av. Cardeal da Silva, 205-Federação, Sala 25, CEP: 40231-902 Salvador, Ba – Brasil
Tel. (55) (71) 98733-1508 ● (55) (71) 98292-2777 ● (55) (71) 9962-7596
E-mail: ccl@mafrbrasil.com.br